Construtora tem 12 projetos pilotos implantados em seus canteiros e participa do terceiro ciclo do Okara Hub, que junta outros players de construção e startups
Fonte: INFRAROI
O balanço da Engeform de suas parcerias com startups mostra o potencial desse tipo de aliança na construção civil. A empresa já tem 12 projetos-pilotos implementados em seus canteiros no país, cuja origem partiu do relacionamento com startups. Os ganhos incluem aproximadamente meio milhão de reais, além de auxílio na redução de prazo em seis meses em uma das suas principais obras do ano.
Outros benefícios listados são a redução de 50% do tempo de assinatura de contratos e levantamentos topográficos e o acompanhamento dos empreendimentos lineares em “real time”. Nesse útimo caso, de acordo com a Engeform, o recurso proporciona visão mais rápida de desvios. A “implementação de planos de ações eficazes de maneira ágil, garantindo mais velocidade nas construções”, também é citada pela construtora.
A Engeform já participou de dois ciclos do Okara Hub, o hub de inovação do setor de construção, e está entrando no terceiro, focado em 13 novas startups. As novas selecionadas têm soluções para diferentes necessidades mapeadas pelas empresas idealizadoras do hub, entre elas a otimização de custos, gestão de espaços, racionalização de projetos e gestão e pré-análise de documentos, entre outros. Nas duas primeiras fases de aceleração, o Okara Hub somou 23 startups tracionadas e mais de R$ 2 milhões em geração de negócios no período de aceleração.
“Mais do que sermos inovadores, queremos atuar na fronteira do conhecimento, antenados às tendências do mercado e às soluções disruptivas que podem trazer valor aos nossos negócios e evoluir o setor como um todo”, destaca Rafael Alpire, especialista em Inovação e Gestão do Conhecimento da Engeform.