Considerada referência no ramo de construção civil e com tradição de quase 50 anos de atuação no setor de saneamento, a ENGEFORM Engenharia acaba de assinar, em consórcio, o contrato para a ampliação e reforma da Estação de Tratamento de Esgoto – ETE Parque Novo Mundo, unidade de tratamento da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). Localizada na zona norte da capital paulista, a ETE situa-se nas proximidades da Ponte Aricanduva da Via Marginal do Rio Tietê e dos acessos às rodovias Presidente Dutra e Fernão Dias.
A obra da ETE Parque Novo Mundo faz parte do “Integra Tietê”, programa ambiental do Governo do Estado de São Paulo que receberá mais de R$ 23 bilhões em investimentos, sendo cerca de R$ 15 bilhões até 2026. O projeto foi iniciado antes da desestatização da Sabesp e será executado sob o regime privado.
O objetivo do escopo é atingir a universalidade dos serviços de coleta de esgotos e reduzir a poluição no rio Tietê, visando à melhoria da qualidade ambiental das águas do corpo hídrico e estendendo-se a todo o território da sua bacia hidrográfica.
Para garantir a efetivação do projeto da ETE Parque Novo Mundo, o consórcio buscou uma tecnologia que permitisse melhorar os níveis de qualidade do efluente, com mais eficiência energética e redução da produção de lodo. Portanto, haverá a substituição do processo de tratamento de Lodos Ativados com o retrofit dos tanques de aeração, utilizando uma tecnologia mais sustentável desenvolvida inicialmente nos Países Baixos. Denominada Nereda, ela pertence à RoyalHaskoning DHV e além de ser muito eficiente, não demanda adição de produtos químicos e ocupa menos espaço.
Além do retrofit dos tanques já existentes, o contrato inclui a construção de mais doze tanques com o uso da mesma tecnologia, fazendo com que a capacidade de tratamento da ETE aumente de 2,5 m³/s para 6,2 m³/s.
“Estamos muito felizes por integrar o contrato de mais uma obra histórica para São Paulo. Ela entrará para a lista das nossas maiores obras de saneamento, além de, certamente, passar a figurar entre as mais representativas para o Brasil. Trabalhamos com o propósito de fazer a diferença na vida das pessoas e é extremamente importante para todos os integrantes do nosso time contribuir com a qualidade de vida e bem-estar dos clientes da companhia por meio da entrega de saneamento básico de qualidade”, afirma Murilo Luque, Diretor de Negócios da ENGEFORM.
Ao longo da história da ENGEFORM, a empresa já protagonizou algumas entregas icônicas, como a ETE Barueri – maior Estação de Tratamento de Esgoto da América Latina; a transposição do sistema Cantareira, que garantiu segurança hídrica para São Paulo em um de seus períodos mais críticos e é a maior obra sul-americana de fundação submersa; e três contratos do Programa Novo Rio Pinheiros, que está sendo responsável por trazer vida e movimentar a economia em torno de um dos principais rios do estado, que corta a capital.
Além do setor de saneamento, a ENGEFORM Engenharia já conta com mais de 640 empreendimentos em seu portfólio nos mercados de infraestrutura, edificações, saúde e mineração. A reforma da ETE Parque Novo Mundo entra para o grupo de mais de 70 contratos assinados com a Sabesp, e fará parte das outras 35 obras da empresa, em execução simultânea, espalhadas pelo território nacional.